Começam sondagens para a obra da estrada do Perau, que segue bloqueada para motoristas

Começam sondagens para a obra da estrada do Perau, que segue bloqueada para motoristas

Fotos Divulgação

Pedras que bloqueavam a estrada foram retiradas para passagem apenas das máquinas. Cones para bloqueio foram colocados.

A movimentação de máquinas e operários na Estrada do Perau, com a retirada das pedras do bloqueio no início da via na manhã desta quarta (16), acendeu a esperança dos moradores sobre a liberação do trecho. Porém, logo depois foram colocados cones para manter o bloqueio. Segundo a prefeitura, a retirada das pedras foi para que máquinas e equipamentos fossem levados até alguns pontos da estrada para fazer sondagens do solo. Esses estudos são necessários para o início da obra em si. É que, nesse tipo de obra, de contenções de encostas, é preciso confirmar as condições de estabilidade do talude para, só então, liberar o local para que as equipes e equipamentos iniciem os trabalhos de limpeza da área.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp  

Segundo a secretária de Planejamento, Liana Ebling, a estrada seguirá bloqueada para motoristas e a obra de recuperação do Perau ainda aguarda últimas aprovações de Brasília. Apesar da retirada das pedras em cima da via, foram colocados cones de sinalização bloqueando a passagem de veículos. Logo após a licitação, a prefeitura já havia informado que a liberação da estrada para o trânsito só deve ocorrer depois da limpeza de trechos das encostas que ofereçam risco de deslizamentos. Não há uma data exata para isso ocorrer, mas deve ser na fase inicial da obra. A intenção é permitir a passagem de carros enquanto a construção das estruturas de contenção das encostas estiver ocorrendo.

 
Liana lembra que, entre as exigências da legislação para aprovar o início da recuperação da via, estão a instalação de duas placas com informações da obra. Uma foto dessas placas, com informações de georreferenciamento (GPS), e outras informações serão agora enviadas para a Defesa Civil Nacional, em Brasília, para receber o último aval e poder, de fato, começar a recuperar o Perau. Como era preciso instalar essa placas, uma equipe retirou as pedras do bloqueio e aproveitou para fazer também essas sondagens prévias para a obra.

 
A expectativa da prefeitura é, ainda agora em dezembro, receber as últimas autorizações de Brasília e, de fato, iniciar a recuperação da estrada, que liga Santa Maria a Itaara. A empresa vencedora na licitação cobrou R$ 20,7 milhões e terá seis meses para executar o serviço.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Começam sondagens para a obra da estrada do Perau, que segue bloqueada para motoristas Anterior

Começam sondagens para a obra da estrada do Perau, que segue bloqueada para motoristas

Obras de proteção de encostas nas rodovias federais da Região Central devem durar mais um ano Próximo

Obras de proteção de encostas nas rodovias federais da Região Central devem durar mais um ano

Deni Zolin